Tireoide e a saúde reprodutiva da mulher
As disfunções da tireoide são muito comuns na população em geral e podem afetar vários órgãos, entre eles os ovários e os testículos. Como consequência, pode haver interferência na fisiologia reprodutiva, sobretudo das mulheres, o que pode reduzir as chances de gravidez e afetar a gestação e o parto. No blog de hoje, vamos abordar a relação entre tireoide e a saúde reprodutiva da mulher. Aproveite a leitura!
A tireoide é uma glândula de extrema importância que regula a função de órgãos como coração, rins, fígado e cérebro. Ela produz hormônios que garantem o equilíbrio do organismo. A glândula se localiza na parte anterior do pescoço e tem o formato de uma borboleta.
A tireoide tem ação direta no crescimento e no desenvolvimento de crianças e adolescentes e regula os ciclos menstruais, a fertilidade, o peso, o humor, o controle emocional e outros fatores. Quando não atua corretamente, pode causar desequilíbrios no corpo e ocasionar o hipertireoidismo, que se caracteriza por altos níveis de hormônios tireoidianos no organismo, ou hipotireoidismo, quando os mesmos hormônios estão em baixos níveis no corpo.
Muitas mulheres ignoram os sintomas das disfunções da tireoide (como alterações no peso, cansaço, ansiedade, mudanças no ciclo menstrual, insônia e outros), e negligenciar esses fatores compromete a qualidade de vida da paciente e dificulta o processo de gravidez.
Relação entre tireoide e infertilidade da mulher
A tireoide está diretamente relacionada com a fertilidade feminina. Quando o funcionamento da tireoide apresenta anormalidades, pode interferir na saúde reprodutiva da mulher e resultar em menores taxas de fertilização, além de aumentar o risco de hemorragias e problemas durante a gravidez e o parto.
Mulheres com hipertireoidismo podem apresentar problemas para engravidar, pois esse problema está associado à irregularidade menstrual e à dificuldade de ovulação e pode provocar aborto espontâneo. Isso acontece porque os hormônios da tireoide são fundamentais para o correto funcionamento do ovário.
A redução dos hormônios – o hipotireoidismo – pode provocar disfunções na ovulação. Durante a gravidez, o hipotireoidismo pode trazer problemas como o descolamento da placenta ou falhas no desenvolvimento cognitivo do feto.
Portanto, é importante fazer o exame de tireoide em pacientes que enfrentam dificuldades de fertilização. O médico especialista deve solicitar exames de sangue para verificar no organismo os níveis de hormônios que determinam a fertilidade da mulher.
Sobre o Dr. Guilherme Duque
O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.


(21) 2537-6241 / (21) 2527-9435
(21) 2537-6241 / (21) 2527-9435
(21) 98422-3219
(21) 98422-3219
contato@drguilhermeduque.com.br
contato@drguilhermeduque.com.br
Seg - Sex 8:00 - 17:00
Seg - Sex 8:00 - 17:00



Rua Voluntários da Pátria, 190 /sala 918 - Botafogo - Rio de Janeiro