Relação da tireoide com a saúde do coração
Sem uma razão clara, você começa a sentir cansaço, sono em excesso, desânimo, batimentos cardíacos acelerados, ganho de peso inexplicável. São esses alguns dos sintomas que podem indicar um problema na sua tireoide, uma glândula endócrina localizada na parte frontal do pescoço e tem um papel importante na regulação do metabolismo do corpo.
Apesar de pequena, a tireoide tem uma enorme responsabilidade: é dela a tarefa de produzir e regular T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), hormônios importantes para o funcionamento do nosso corpo, inclusive de órgãos essenciais, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins.
Os hormônios da tireoide são fundamentais para garantir o crescimento e o desenvolvimento de crianças e adolescentes, além de manter o metabolismo de um adulto. Eles atuam, por exemplo, na regulação do peso, na memória e concentração, nos ciclos menstruais e fertilidade, no humor e controle emocional, no trânsito intestinal e até no ritmo do coração.
A relação com o coração
Os hormônios produzidos pela tireoide agem sobre o coração, controlando os batimentos e a força de contração do músculo cardíaco. Consequentemente, tanto o excesso quanto a falta deles podem afetar negativamente o sistema cardiovascular.
Existem dois tipos de disfunção da tireoide; o hipertireoidismo, que produz hormônios reguladores em excesso e o hipotireoidismo, quando a glândula da tireoide funciona e produz menos do que o necessário.
Essas disfunções influenciam direta ou indiretamente no sistema cardiovascular, principalmente na função cardíaca, nos vasos sanguíneos e nos níveis de colesterol.
Assim, quando uma disfunção ocorre na glândula da tireoide, alterando a produção normal de hormônios, o coração pode ser afetado de diversas formas. Dentre os possíveis problemas estão o aumento no risco de problemas cardiovasculares, como aterosclerose (que é o acúmulo de placas de gordura na artéria) e infarto.
Além disso, a tireoide também pode afetar a resposta do coração ao estresse físico e emocional, e pode contribuir para a insuficiência cardíaca.
Portanto, é importante monitorar regularmente a função da tireoide e tratar qualquer problema de tireoide para manter a saúde do coração.
Por fim, se sentir sintomas relacionados à disfunções na glândula tireoide, não hesite em procurar um médico para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.
Uma vez diagnosticado, mantenha o acompanhamento com o cardiologista para assegurar o bom funcionamento do coração, durante e após o término do tratamento.
Sobre o Dr. Guilherme Duque
O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.