5 jul 2022

Mudança no estilo de vida ajuda a evitar surgimento do Câncer de Cabeça e Pescoço

Mudança no estilo de vida ajuda a evitar surgimento do Câncer de Cabeça e Pescoço

O mês de julho é escolhido como a época para conscientizar a população sobre a prevenção dos cânceres de cabeça e pescoço. Esse tipo de câncer inclui uma diversidade de doenças, sendo as mais comuns os tumores da boca (língua, assoalho da boca e lábio), orofaringe (amígdalas, base da língua, palato mole) e laringe. 

O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais comum no mundo, com uma incidência global de 780 mil novos casos por ano. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que no Brasil são diagnosticados 19 mil novos casos por ano, com estimativas de cura, para tumores iniciais, de 80%.

Os fatores de risco da doença incluem o tabagismo e o consumo de álcool. Na maioria dos casos, evitá-los depende de uma mudança no estilo de vida. No blog de hoje, vamos falar sobre como a mudança no estilo de vida pode ajudar a evitar o surgimento de câncer de cabeça e pescoço. Aproveite a leitura! 

Como prevenir o câncer de cabeça e pescoço?

A Associação de Câncer de Boca e Garganta – ACBG Brasil -, uma das realizadoras da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço, defende a adoção de hábitos saudáveis e de higiene e destaca algumas medidas que podem ajudar na prevenção da doença:

 

  • Adoção de uma alimentação saudável;
  • Não fumar nem utilizar o narguilé;
  • Diminuir ou não fazer uso de bebidas alcoólicas;
  • Realizar higiene oral diária;
  • Não fazer sexo oral sem preservativos;
  • Fazer visitas periódicas ao dentista;
  • Não morder lábios ou bochechas;
  • Manter próteses dentárias bem ajustadas. 

 

Além das citadas anteriormente, a prática de atividade física é uma importante aliada na prevenção do câncer. Vários exercícios podem ser realizados com esse propósito, desde esportes, musculação ou ginástica até caminhada e dança. O importante é não viver de forma sedentária. 

O diagnóstico precoce e o tratamento de tumores iniciais contribuem muito para o prognóstico, por essa razão todos devem ficar atentos aos sintomas. Entre os mais comuns estão a presença de feridas que não cicatrizam, nódulos no pescoço, rouquidão e outras alterações da voz, dificuldade de engolir e emagrecimento.

Portanto, o diagnóstico precoce e o rápido início do tratamento são fundamentais para a cura do câncer de cabeça e pescoço. A manutenção de hábitos saudáveis, que inclui a prática de atividades físicas, não fumar, não consumir bebidas alcoólicas e manter uma alimentação equilibrada, é o melhor caminho para a prevenção. Cuide-se! 

Sobre o Dr. Guilherme Duque

O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro. 

Acesse o link e conheça o site completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *