9 jun 2022

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: saiba a diferença

Hipotireoidismo e Hipertireoidismo: saiba a diferença

O funcionamento do corpo humano se assemelha ao de uma máquina de extrema complexidade, na qual cada componente (órgão) desempenha um papel vital. Esse exemplo serve para ilustrar a importância da glândula tireoide que, quando não funciona corretamente, é responsável pelo Hipotireoidismo e Hipertireoidismo. No blog de hoje, vamos falar sobre a diferença entre esses dois termos. Aproveite a leitura!

A tireoide é uma glândula em formato de borboleta, localizada na parte anterior do pescoço. É uma das maiores glândulas do corpo humano e também uma das mais importantes, pois produz os hormônios T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), responsáveis por regular o metabolismo e manter o funcionamento normal do organismo.

Quando a tireoide não está funcionando de maneira adequada, ela pode liberar hormônios em excesso (hipertireoidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Tanto o hipertireoidismo quanto o hipotireoidismo são doenças crônicas, com um forte componente genético. Uma vez detectadas, devem ser controladas por toda a vida.

Qualquer pessoa, independentemente de sexo ou idade, pode apresentar alterações na glândula em algum momento. As mulheres, porém, são as principais vítimas.

Quando a tireoide trabalha mais do que deveria, produzindo hormônios em excesso, ela ocasiona Hipertireoidismo. Em contrapartida, quando há uma produção de hormônios pela tireoide abaixo do normal, diz-se que a pessoa está com Hipotireoidismo.

Os dois quadros são considerados como doenças crônicas. Ou seja, não possuem cura. Todavia, há tratamento, normalmente à base de medicamentos, que restauram as condições de vida do paciente.

Quais são as causas do Hipertireoidismo e do Hipotireoidismo?

O Hipotireoidismo é causado pela tireoidite de Hashimoto, uma doença autoimune que provoca a redução gradativa da glândula. Já o Hipertireoidismo é causado pela doença de Graves, excesso de iodo na alimentação, surgimento de nódulos na glândula e ingestão dos hormônios da tireoide.

Com a desregularização dos hormônios, as pessoas que sofrem com essas doenças, consequentemente, têm maior dificuldade para desempenhar suas funções. Dessa forma, no ambiente profissional, um dos impactos da Hipotireoidismo e Hipertireoidismo é a perda de produtividade e a desmotivação, visto que o indivíduo sofre com problemas como dificuldade de concentração e ansiedade. Por isso, é fundamental o diagnóstico precoce tratamento e acompanhamento para que os indivíduos tenham uma vida normal e produtiva.

Sobre o Dr. Guilherme Duque

O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Acesse o link e conheça o site completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *