Certamente você já ouviu ou leu a seguinte frase: “Você é o que você come”.
A afirmação faz sentido, uma vez que a alimentação, associada a outros hábitos, é decisiva para a nossa saúde e qualidade de vida, inclusive quando falamos do surgimento de tumores cancerígenos. Neste blog, aprofundaremos o assunto.
Cada organismo é único
Antes de mais nada, é preciso dizer que o organismo de cada pessoa funciona de diferentes formas, até por uma questão genética. Deste modo, não existe nenhum alimento que garanta que uma pessoa não terá câncer no futuro. O objetivo do blog é apenas reforçar que o consumo diários de alguns alimentos e a exclusão de outros itens da dieta podem fazer bem para o corpo e minimizar as chances da doença surgir.
Invista em mais verduras frutas e grãos integrais
Na hora de montar o seu prato, tenha em mente que “quanto mais cor, melhor”. Isso significa a inclusão de grãos, frutas e verduras nas principais refeições do dia.
Frutas vermelhas e cítricas são ótimas pedidas, enquanto as verduras de folhas verdes escuras , que fortalecem o sistema imunológico e outras, como o espinafre, são riquíssimas em minerais.
Controle o consumo de carne vermelha
Sabemos o quanto um churrasco pode ser tentador para os fãs de carne vermelha. No entanto, o recomendado é que as carnes ocupem apenas ⅓ do prato. Além disso, embutidos como linguiça e salsichas devem ser evitados, pois são ultraprocessados.
Fique de olho no sal!
Muitos alimentos processados (lasanhas congeladas, pizzas, pães, entre outros) apresentam quantidades elevadíssimas de sódio. Deste modo, vale a dica: sempre confira os rótulos dos produtos.
Os açúcares também merecem atenção
O que vale para o sal, vale para o açúcar. Muitos itens, especialmente as bebidas, contêm elevadas quantidades de açúcar, o que é bastante nocivo para a saúde. Nem sempre é possível resistir a tantas “tentações”, mas vale consumir com moderação.
O álcool deve ser evitado
Uma vida plenamente saudável não combina com bebidas alcoólicas. No entanto, se não for possível evitá-las totalmente, seu consumo deve ser regulado para evitar problemas futuros.
Conclusão
O equilíbrio é a chave de uma alimentação saudável. O intuito do blog não é em hipótese alguma tirar o prazer que temos em nos alimentar, mas sim alertar que determinados hábitos podem ser prejudiciais à saúde. Além de acompanhar a alimentação de perto, vale realizar um check-up periódico com o seu médico e prevenir qualquer possível problema. Cuide-se!
Sobre o Dr. Guilherme Duque
O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Acesse o link e conheça o site completo.


(21) 2537-6241 / (21) 2527-9435
(21) 2537-6241 / (21) 2527-9435
(21) 98422-3219
(21) 98422-3219
contato@drguilhermeduque.com.br
contato@drguilhermeduque.com.br
Seg - Sex 8:00 - 17:00
Seg - Sex 8:00 - 17:00



Rua Voluntários da Pátria, 190 /sala 918 - Botafogo - Rio de Janeiro