9 jun 2021

Sinais de problemas na tireóide: como identificar?

A tireóide, glândula situada logo abaixo da laringe, só é notada pela maior parte das pessoas quando algo não vai bem.

No entanto, ela exerce uma função importantíssima em nosso organismo: é a responsável por regular o nosso metabolismo e pela produção da energia que o nosso organismo demanda para realizar as tarefas do dia a dia.

Neste blog, iremos contar alguns sinais de que ela pode não estar executando sua função como deveria. Vamos lá?

Hipertireodismo x hipotireodismo

Antes, precisamos entender as diferenças entre os principais problemas que podem afetar a glândula, explicando as diferenças entre hipertireoidismo e hipotireodismo.

Hipertireoidismo: causado pelo aumento de produção de hormônios na tireóide, acelerando o metabolismo além do necessário e impactando diversas funções do corpo, do sistema nervoso e cardiovascular, por exemplo.

Com tanta influência, até mesmo o humor do indivíduo com hipertireoidismo pode mudar, o que já é um sintoma de algo não vai bem, sobre os quais falaremos mais à frente.

Sintomas do hipertireoidismo

Alguns sintomas da disfunção servem de alerta para a busca por um tratamento junto a
um endocrinologista. Os principais são:

– Taquicardia: coração batendo de forma mais acelerada sem razão aparente.

– Perda de peso rápido: com o metabolismo funcionando em alta velocidade, é possível que o paciente perca peso e fique abaixo do ideal.

– Unhas quebradiças

– Queda de cabelo

Hipotireoidismo: como o próprio prefixo sugere, o hipotireodismo representa a produção dos hormônios T3 e T4 aquém do ideal. Isto interfere no bombeamento de sangue e, se não for tratado de forma devida, pode levar a um quadro de insuficiência cardíaca.

Sintomas do hipotireodismo

Entre os possíveis indícios do hipotireodismo, podemos citar:

Ganho de peso: normalmente a questão mais visível são os quilos a mais adquiridos, e uma certa dificuldade para perdê-los.

Cansaço e Sonolência: decorrente da falta de disposição e do metabolismo mais lento, a sonolência pode surgir em diferentes momentos do dia.

Perda de memória: é possível que a pessoa esqueça de alguns compromissos ao longo do dia.

Colesterol alto: com a falta de regulação nos hormônios, é possível que os níveis de colesterol aumentem.

Tratamento e prevenção

O primeiro passo é buscar um endocrinologista para um diagnóstico preciso. Ele deverá indicar um hemograma completo para verificar os níveis hormonais. Em termos de prevenção, o principal é o consumo ideal de iodo, presente no sal (que deve ser consumido com muito cuidado!) e também em peixes. Ter uma alimentação rica em vegetais também ajuda muito.

Conclusão

O objetivo deste blog foi informar você a respeito dos problemas mais comuns que podem acometer a tireoide. Não deixe de realizar check-ups regularmente para saber como anda a sua saúde.

Sobre o Dr. Guilherme Duque

O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Acesse o link e conheça o site completo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *