Um dos principais motivos de procura por um cirurgião de cabeça e pescoço é a presença de um nódulo cervical, descoberto pelo paciente. Esse sintoma apesar de muito frequente é muito inespecífico e pode resultar das mais diversas causas.
Em criança e adolescentes as principais causas de “caroços” no pescoço são inflamatórias como linfadenite bacteriana ou viral, seguida das doenças congênitas como mal formações vasculares (hemangiomas, linfangiomas), cistos e fistulas branquiais, cisto tireoglosso. Nessa faixa etária as causas neoplásicas são raras, estando o linfoma, sarcoma e tumores de tireoides os mais presentes.
Nos adultos jovens (16-45 anos) as principais causas ainda são as inflamatórias, surgindo também as infecções das glândulas salivares (sialoadenite) e cálculos (sialolitiase) além de tumores. Ainda é comum encontrar as más formações como cisto branquial e tireoglosso. Nessa faixa etária os nódulos e tumores de tireoide já são mais facilmente encontrados também. Lesões superficiais como lipomas, cistos sebáceos também podem fazer diagnostico diferencial.
Já em pacientes mais velhos, devemos ficar mais atendo ao surgimento das neoplasias, principalmente devido a incidência de tabagismo, etilismo e o HPV.
O diagnóstico geralmente é feito pela história clínica do paciente, exame físico, exames de imagem e quando necessário através de punção ou biopsia.