De acordo com o INCA, mais de 43 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de cabeça e pescoço a cada ano. É o segundo câncer mais comum em homem, ficando atrás apenas do câncer de próstata, sendo a boca a localização mais frequente, seguida da laringe. Já no sexo feminino o câncer na tireoide é o mais prevalente da região de cabeça e pescoço, sendo o quinto câncer mais frequente nas mulheres, e o de laringe o nono.
Os principais fatores de risco são o tabagismo e consumo de bebida alcoólica. Porém, nos últimos anos a infecção por HPV, tem sido um importante fator de risco para os tumores de orofaringe (garganta), acometendo também pacientes mais jovens.
O tipo mais comum é o carcinoma escamoso (exceto em tireoide, glândulas salivares e pele), responsável por 90% dos casos.
A forma de tratamento vai depender de diversos fatores como localização, tamanho, grau (estadiamento) e condições clínicas do paciente. Muitas vezes cirurgia, radioterapia e quimioterapia são opções terapêuticas, por isso sempre converse com seu cirurgião de cabeça e pescoço antes de começar o tratamento, para definirem a melhor opção para o seu caso.