16 set 2022

Humor e tireoide: tem relação?

Humor e tireoide: tem relação?

 

A tireoide é uma pequena glândula localizada no pescoço com a forma de uma borboleta. É responsável por produzir, armazenar e enviar hormônios vitais para o funcionamento do corpo. No blog de hoje, vamos falar sobre como os distúrbios da tireoide afetam o nosso humor.

 

Um aumento sutil ou uma ligeira diminuição dos hormônios da tireoide pode mudar completamente o comportamento das pessoas. Suas preferências, seu comportamento sexual, seu apetite e suas atitudes podem ser bastante afetados.

 

Qualquer alteração no funcionamento da tireoide tem um impacto modulador em nossos mecanismos cerebrais. Um dos efeitos mais recorrentes são mudanças em nosso equilíbrio emocional e motivação.

 

A relação causal entre as doenças da tireoide e as oscilações de humor é conhecida há cerca de 200 anos. Caleb Hillier Parry, em 1825, foi um dos primeiros a documentar danos nos nervos em pacientes com tireoide. Hoje, existe um consenso médico de que os distúrbios da tireoide afetam o humor.

 

Como a tireoide afeta o humor? 

 

O fato de problemas da tireoide afetarem o humor é confirmado por evidências científicas. A gravidade do diagnóstico determina, em grande parte, a manifestação, bem como o tipo de doença em si. Mas como a função da tireoide regula o nosso humor?

 

Variações nos níveis hormonais afetam diretamente não apenas o físico, mas também o cognitivo e emocional. Por essa razão, os sintomas psicológicos e as alterações do humor que produzem são igualmente importantes.

 

Isso faz com que pacientes manifestem problemas de memória, deterioração intelectual, dificuldades de atenção e concentração (especialmente em tarefas de cálculo) e um pensamento que eles definem como confuso. A tireoide é muito sensível a estímulos psicológicos.

 

Portanto, pacientes com baixa atividade têm um humor próximo à tristeza, nostalgia, melancolia e até depressão. Nos casos mais graves e que não foram tratados adequadamente, o distúrbio pode levar à demência. O hipertireoidismo geralmente gera irritabilidade, nervosismo, hiperatividade, impaciência e mudanças bruscas de humor.

 

Conclusão

 

A relação entre tireoide e humor é uma realidade cada vez mais evidente. Daí a importância da prevenção e do diagnóstico precoce para uma resolução satisfatória.

 

Se você costuma sofrer de ansiedade, depressão, irritabilidade, comprometimento cognitivo e outros, é importante descartar um possível distúrbio da função tireoidiana. Faça isso especialmente se esses episódios forem acompanhados por outros sintomas clássicos associados à tireoide (ganho de peso, fadiga, constipação, sensibilidade ao frio e assim por diante).

 

Sobre o Dr. Guilherme Duque

 

O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.

 

Acesse o link e conheça o site completo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *