15 dez 2021

Entendendo o esvaziamento cervical

O Esvaziamento Cervical (Linfadenectomia Cervical) é uma cirurgia que tem o intuito de prevenir e eliminar metástases nos linfonodos da região do pescoço. Essas metástases costumam ter origem em tumores malignos, que surgem em sítios mucosos do trato aéreo digestivo superior, principalmente na cavidade oral, faringe e laringe, ou mesmo da tireoide. Neste blog, nos aprofundaremos sobre o assunto. Aproveite a leitura!

Como funciona a cirurgia?

Para a operação, o pescoço é dividido em 6 áreas laterais. Existem diferentes formas para realizar o procedimento, que dependem fundamentalmente da avaliação do especialista em Cabeça e Pescoço. 

A seguir, listaremos as principais técnicas utilizadas atualmente.

Esvaziamento Cervical Radical 

É o método mais antigo para realizar a operação. Nele, são removidos os linfonodos de 5 áreas laterais, e também a sua gordura adjacente. 

Também podem ser removidos na cirurgia o Músculo Esternocleidomastoideo, a Veia Jugular Interna e o Nervo Acessório (responsável pela inervação do músculo trapézio).Contudo isso só é feito se for estritamente necessário para garantir que o tumor seja 100% removido. 

Esvaziamento Cervical Radical Modificada 

Nesta cirurgia são removidas as mesmas estruturas linfáticas do Esvaziamento Cervical Radical. Porém, graças ao progresso da Medicina, foi possível notar que, de acordo com cada caso, é possível realizar o procedimento e garantir a saúde do paciente sem a remoção de uma das três estruturas envolvidas: Músculo Esternocleidomastoideo, Veia Jugular Interna e Nervo Acessório. 

Deste modo, criou-se a abordagem de Esvaziamento Cervical Radical Modificada, na qual estas estruturas podem ser preservadas. No entanto, a avaliação médica é quem determinará se ela será empregada. 

Esvaziamento Cervical Seletivo

Existem diversos procedimentos para realização do esvaziamento cervical seletivo ou parcial, nos quais são retirados grupos de linfonodos, bem como estruturas não linfáticas.

Isso pode ser feito em apenas alguns dos 6 níveis laterais dos pescoço. Dessa forma, além de preservar as estruturas que já citamos (Músculo Esternocleidomastoideo, Veia Jugular Interna e Nervo Acessório), uma menor área sofre interferências e por consequência, existe um risco menor de sequelas. 

Para realizar o Esvaziamento Cervical Seletivo, diversos fatores são considerados. Podemos citar:

  • tipo de tumor
  • Onde está localizado
  • A presença ou não de metástases 
  • A fase em que ele se encontra.

Esvaziamento Cervical Central

Este método é utilizado para os casos de câncer na região da glândula tireóide. Há a remoção dos linfonodos que ficam próximos ao nervo laríngeo.

É um procedimento bastante delicado, já que a manipulação do Nervo Laríngeo pode provocar paralisia das cordas vocais. Também  existe uma probabilidade maior do paciente desenvolver o Hipoparatireoidismo, por conta da manipulação das glândulas Paratireoides.

Como funcionam o Pré e o pós- operatório?

Pacientes que irão realizar a Linfadenectomia Cervical precisam realizar todas as consultas pré-operatórias solicitadas pelo corpo médico, além de todos os exames necessários. 

Já quando falamos do pós-operatório, vale ressaltar que o tempo médio de internação é de 3 dias, nos casos sem intercorrências. 

Durante esse processo de internação, todos os pacientes utilizam o dreno para remoção de fluidos. São bem comuns os sintomas de náuseas, vômitos e algum incômodo na região operada.. No entanto, os médicos envolvidos podem receitar medicamentos para amenizar o problema. 

Na maioria das vezes, o paciente é reavaliado entre 7 e 15 dias depois da operação e nesta consulta, os pontos e o curativo são retirados. 

O principal cuidado que o paciente operado deve ter diz respeito ao esforço físico, devendo evitá-los de maneira intensa por pelo menos um mês, sempre considerando a orientação médica. Outro cuidado diz respeito à exposição solar da cicatriz que fica na operação, o que deve ser evitado de 6 a 12 meses depois. 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *