A tireoide é uma glândula localizada na porção anterior do pescoço, logo abaixo da laringe, sendo responsável pelo nosso metabolismo, através da produção de hormônios (alguns conhecidos como T3 e T4). Devido a algumas patologias, pode ser necessário removê-la.
Neste blog, abordamos as principais indicações da cirurgia de remoção.
Aproveite a leitura!
1) Punções inconclusivas ou com suspeita de malignidade
Uma das principais indicações para a operação são os casos em que as punções identificam nódulos malignos ou quando o exame é inconclusivo quanto a sua malignidade.
2) Bócios
O bócio é o aumento benigno da tireoide devido ao surgimento de um nódulo. Nesses casos, recomenda-se a operação em casos de nódulos com tamanho superior a 4 centímetros, quando se trata de um bócio mergulhante, quando a glândula se desloca para abaixo dos ossos que delimitam o início do tórax; ou, ainda, quando esse nódulo traz dificuldades para o paciente respirar ou engolir.
3) Hipertireoidismo
O problema é causado pelo aumento de produção de hormônios da tireoide, acelerando o metabolismo além do necessário e impactando diversas funções do corpo, como dos sistemas nervoso e cardiovascular, por exemplo.
Com tanta influência, até mesmo o humor do indivíduo com hipertireoidismo pode mudar, o que já é um sintoma de que algo não vai bem, sobre os quais falaremos mais adiante. Já abordamos em detalhes o assunto aqui no blog.
4) Tireoidite
Como o sufixo indica, trata-se de inflamação na glândula tireoidiana. Em alguns casos, o paciente pode até sentir dor, mas, na maior parte das vezes, os sintomas são bem semelhantes ao hipertireoidismo. Existem alguns tipos de inflamação: Tireoidite subaguda, silenciosa, crônica ou fibrótica (também chamada de Tireoidite de Riedel).
Embora delicada, a tireoidectomia é um procedimento seguro
Ainda que seja uma cirurgia delicada, pela proximidade com veias, artérias e músculos vitais, apresenta taxas altíssimas de sucesso. Por isso, caso você busque um especialista de Cabeça e Pescoço, e o profissional indique a necessidade de cirurgia, fique tranquilo. Ele saberá conduzir o procedimento da melhor forma e indicará todo o passo a passo do pós-operatório, analisando o seu caso e histórico clínico.
Sobre o Dr. Guilherme Duque
O Dr. Guilherme Duque é especialista em Cirurgias de Cabeça e Pescoço, com quase 20 anos dedicados à Medicina. Seu consultório está localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio de Janeiro.
Acesse o link e conheça o site completo.


(21) 2537-6241 / (21) 2527-9435
(21) 2537-6241 / (21) 2527-9435
(21) 98422-3219
(21) 98422-3219
contato@drguilhermeduque.com.br
contato@drguilhermeduque.com.br
Seg - Sex 8:00 - 17:00
Seg - Sex 8:00 - 17:00



Rua Voluntários da Pátria, 190 /sala 918 - Botafogo - Rio de Janeiro